quarta-feira, 5 de junho de 2013

A Equação do Amor

 

Que tal  resolver  ou mostrar esta equação para seu nomorado (a)   !

abraços

 

A matemática é uma ciência que muitos odeiam, sentem pavor só de ouvir seu nome, terminam suas vidas com um sentimento de desprezo por equações, expressões, sentenças e problemas. Por outro lado, há pessoas que a admiram, têm verdadeira adoração pelos seus mistérios, teoremas e axiomas, conseguem ver em suas entrelinhas inspiração para relatos de amor e paixão. Galileu Galilei descreve sua admiração pela matemática com o célebre pensamento: “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo”. Seguindo a linha dos que têm muito apreço por essa ciência fascinante, vamos exibir uma equação que poderá servir para conquistar alguns corações, mesmo daqueles que ainda não sentiram brotar no peito a paixão pela matemática. Reparem na beleza da estruturação e mais ainda no resultado final, uma verdadeira declaração de amor.

Vamos considerar os números reais positivos a, t, e, o, m. Obteremos o valor real de x na equação:

Vamos elevar os dois membros da igualdade ao quadrado, obtendo:

Multiplicando ambos os membros por mo (sendo mo ≠ 0), obtemos:

Considerando a ≠ 0, vamos dividir os dois lados da igualdade por a, obtendo:

http://fernandoloppes.blogspot.com.br/2011/06/equacao-do-amor.html  - 18:40 hs

terça-feira, 28 de maio de 2013

Divisão e Multiplicação

Olá!

Tudo bem com vocês?

Navegando pela net encontrei esta atividade que dá para ser usada na sala de apoio 6º ano.

Espero que gostem.

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abraços

http://projetomaiseducacaoterravermelha.blogspot.com.br/2010/10/atividade-de-jogos-matematicos.html

domingo, 26 de maio de 2013

Jogo dos Pontinhos–Multiplicação

Objetivos

Multiplicação, Estimula o raciocínio lógico, estratégias, atenção,socialização e limites.

Material

folha xerocada com o jogo (modelo abaixo).

Organização dos alunos

2 alunos ou duplas.

Desenvolvimento

Cada jogador na sua vez de jogar faz um traço unindo uma bolinha à outra, quando fechar um quadrado deve resolver a operação indicada e contabilizar esse valor nos seus pontos. Ganha o aluno que ao final tiver o maior número de pontos.

 

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quarta-feira, 22 de maio de 2013

Círculo Zero

 

Círculo zero. O objetivo consiste em colocar três números dentro de cada círculo de maneira que quando você somar esses três números o resultado seja zero. Para resolver o desafio é necessário escrever os números que estão fora do círculo nos espaços vazios dentro de cada círculo. Os números fora do círculo podem ser colocados e retirados de dentro dos círculos tantas vezes quantas forem necessárias.

     Nesta atividade os alunos tem a possibilidade de desenvolverem as habilidades de soma e subtração. Particularmente tenho que dizer, que esta é uma atividade muito interresante, os alunos realmente se motivam a fazer as contas.

Fonte:

http://matematicainformaticauepr.pbworks.com/w/page/44011246/Oficina%203%3A%20N%C3%BAmeros%20Inteiros%20%20(6%C2%AA%20s%C3%A9rie)

 

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segunda-feira, 20 de maio de 2013

Expressões Numéricas

Oi Pessoal! Navegando pela internet, encontrei esta atividade muito legal para o 6º ano - APOIO Espero que gostem e utilizem em suas aulas. abraço

RESOLVA AS EXPRESSÕES NUMÉRICAS E PINTE DE ACORDO COM O RESULTADO:
A)AMARELO ---- 60 :{10 + 2 . [20 - 45 : (13 - 2 . 5)]} = 3
B)AMARELO ---- {[40 + 2 . (7 - 5)] . 2 - 18} : 10 = 7
C)AZUL ---- 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1)] = 11
D)LARANJA --- {50 - [13 - (10 - 2) : 2]} - 40 = 1
E)LARANJA --- 25 - ( 15 + 6 : 3) = 8
F)MARROM ---- [40 - ( 10 + 30 - 15 + 5)] : 5 = 2
G)MARROM ----[80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4] : 9 = 6
H)VERDE -----{15+ [5 . (8 - 6 : 2)]} : 10 = 4
I)VERDE ----- {10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 124 = 10
J)VERMELHO ----- {58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ]}: 8 = 5
K)VERMELHO ---- [6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) = 9

FONTE: http://saberceec.wordpress.com/2011/09/21/downloads/

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Caça palavras com operações matemáticas

RESOLVA AS OPERAÇÕES E ENCONTRE O RESULTADO NO QUADRO ABAIXO:

a)8 x 7 =

b) 24 : 2 =

c) 7 x 6 =

d) 40 : 10=

e) 8 x 8 =

f) 64 : 2 =

g) 100 : 4

h) 50 – 10 : 4

i ) 27 : 3

j) 7 x 7 =

k) 30 : 10 + 12

l) 24 : 2 x 3

m) 4 x 3 : 4

n) 7 x 4 o) 4 x 4 + 2

p) 8 x 10 + 1

q) 7 x 2

r) 6 + 4 : 2 + 1

s) 7 x 5

t) 120: 6

u) 7x3 + 6

CACA PAL

fonte:http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

Cruzadinha com Equação do 1º grau

Resolva as equações e preencha a cruzadinha: fonte:http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guardiões do Tesouro

Guardiões do tesouro! Encontre o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo de cada um dos números indicados nos. Em seguida, pinte de verde os números encontrados no baú. Faça os cálculos mentalmente! fonte:http://matheusmathica.blogspot.com.br/2012/07/guardioes-do-tesouro.html

O Aniversariante é ?

O aniversariante é? Hoje é um dia muito especial na vida de uma das crianças. É o aniversário de 10 anos! Quatro crianças estão ao redor de um labirinto. O aniversariante é aquele que deve percorrer o caminho com maior produto, ou seja, o caminho onde tem o maior resultado da multiplicação de todos números. Descubra quem faz aniversário hoje e leve a criança até seu bolo, pintando o caminho de verde. fonte: http://matheusmathica.blogspot.com.br/2012/07/o-aniversariante-e.html?pfstyle=wp

domingo, 14 de abril de 2013

REAs



Olá!
Segue lista  de Recursos Educacionais Abertos 
(repositórios institucionais, temáticos, de publicações eletrônicas e de objetos 
de aprendizagem) Onde temos compartilhamento, livre e gratuito, de materiais 
digitalizados para educadores, pesquisadores, estudantes e autoaprendizes 
para uso e reuso (cópia e distribuição) em atividades docentes de 
aprendizagem e de pesquisa.

Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, do Ministério da
Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Khan Academy, da Fundação Lemann, disponível em
educativos abertos.
BDJur – Biblioteca Digital Jurídica, um Consórcio do Poder Judiciário

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do IBICT /
Ministério da Ciência e Tecnologia, disponível em http://bdtd.ibict.br/pt/abdtd.html

Biblioteca Digital Científica da SciELO, Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de São Paulo (FAPESP), disponível em www.scielo.br

FGV OnLine, Fundação Getúlio Vargas, disponível em www.fgv.br/FgvOnline

LabVirt (Laboratório Didático Virtual), da Universidade de São Paulo (USP),
coordenado pela Faculdade de Educação, disponível em www.labvirt.fe.usp.br

Lume, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, disponível em

Portal de Periódicos da CAPES, do Ministério da Educação, disponível em

Portal Domínio Público, Ministério da Educação, disponível em

Repositório Institucional da Universidade de Brasília, disponível em

Rived (Rede Internacional Virtual de Educação), do Ministério da Educação,
disponível em http://rived.mec.gov.br

Universia Livros, da Universia Brasil com o apoio do Banco Santander,
disponível em http://livros.universia.com.br/

domingo, 7 de abril de 2013

http://projetomaiseducacaoterravermelha.blogspot.com.br/2010/10/atividade-dada-no-projeto-mais-educacao.html

sábado, 23 de março de 2013

“Educar é dar oportunidade de nunca mais parar de Aprender”. (Autor Desconhecido)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Atividade sobre o Jogo Avançando com o Resto

 

Depois de jogar algumas partidas do jogo “Avançando com o Resto”, você pode solicitar que os alunos respondam às seguintes questões:

1)Qual é o maior número de casas em que o jogador pode andar?

2)Em quais casas um  jogador não gosta de cair?

3)No começo do jogo, em que situação o jogador não sairá do lugar?

4)Quais são as melhores casas do jogo?

 

abraço

Líbia

 

Fonte: IBEP 6º ano - EJA

segunda-feira, 18 de março de 2013

sábado, 16 de março de 2013